Você conhece o Programa Jogue Limpo?

Postado em:

O Jogue Limpo é um sistema de logística reversa de embalagens plásticas de óleo lubrificante usadas, estruturado e disponibilizado pelos fabricantes associados, dentre eles a ICONIC LUBRIFICANTES (Detentora da marca Texaco Lubrificantes).

Este serviço é oferecido gratuitamente para os pontos geradores cadastrados. O instituto Jogue Limpo é responsável pela logística de cadastramento e recebimento das embalagens e pela administração das centrais de armazenagem. Também contam com uma frota de caminhões equipados com alta tecnologia, que atendem a todos os requisitos ambientais. Estes veículos possuem toda uma gestão de monitoramento, que informa a rota dos caminhões e o peso que eles estão transportando.
 

COMO FUNCIONA?
Após o consumidor trocar o óleo do carro, em trocas de óleo cadastradas, as embalagens plásticas de lubrificantes usadas são drenadas e armazenadas em sacos plásticos transparentes. Depois, essas embalagens são entregues ao Sistema de Recebimento ou às Centrais de Recebimento, que são contratados pelo Jogue Limpo. Os sacos de embalagens são pesados em balanças eletrônicas e os dados transmitidos para o site do Jogue Limpo. Esses dados são disponibilizados, por senha de acesso, às agências ambientais municipais e estaduais. Para os pontos cadastrados também é disponibilizado um extrato dos recebimentos bastando digitar o CNPJ na página inicial do site.

RESPONSABILIDADE COMPARTILHADA
De acordo com a Lei 12.305/2010, A responsabilidade legal da logística reversa é compartilhada por toda uma cadeia, onde cada agente tem participação fundamental para o êxito do sistema de logística reversa.

Consumidor: deve devolver a embalagem usada aos canais de comercialização onde foi adquirida.

Comerciantes varejistas: devem receber as embalagens entregues pelo consumidor e armazená-las de forma adequada, em conjunto com aquelas geradas em seu próprio estabelecimento, disponibilizando-as para o Sistema de Recebimento Itinerante ou encaminhando-as diretamente às Centrais de Recebimento do Sistema Jogue Limpo.

Comerciantes atacadistas: devem receber as embalagens de seus clientes revendedores ou consumidores e armazená-las de forma adequada, em conjunto com aquelas geradas em seu próprio estabelecimento, disponibilizando-as para o Sistema de Recebimento Itinerante ou encaminhando-as diretamente às Centrais de Recebimento do Sistema Jogue Limpo.

Fabricantes e os importadores: darão destinação ambientalmente adequada às embalagens plásticas reunidas e / ou devolvidas.

Além disso, oferecemos o granel da Texaco Lubrificantes, que A cada Ecolub retornável, a Texaco deixa de produzir 159 embalagens plásticas, o que faz reduzir a produção de lixo e contribuir com o meio ambiente. A venda a Granel também colabora com a logística reversa de Lubrificantes, somos parceiros Jogue Limpo

Se você representa alguma Indústria parceira e cliente da Bel Lube, entre em contato conosco para te auxiliarmos a descartar as embalagens junto ao Programa Jogue Limpo!

Envie um e-mail: bellube@bellube.com.br

Fonte: Jogue Limpo www.joguelimpo.org.br 

Comentário

Whatsapp Bel Lube